quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Escondidinho de Carne Seca

A primeira vez que comi essa receita foi em um bar no interior de São Paulo, para ser mais preciso foi em Bauru-SP. É simples de fazer e tem o lance de ter uma base, ou seja, aprendeu a fazer a base fica moleza fazer qualquer tipo de escondidinho. Ex.: frango, camarão, legumes, linguiça-calabresa e carnes em geral. Decidi fazer essa receita na semana passada para estreiar uma panela de barro que comprei em um feira que teve aqui em Porto Alegre-RS. Da uma olhada no POST que fala sobre panelas (novembro-2009). Vamos a receita-

Ingredientes

1 kg de mandioca
1 kg de carne seca
3 tomates médios e maduros
Cebola,
Alho,
Salsa e Cebolinha,
e outros temperos que gostar.

Preparo-

O primeiro passo é desalgar a carne-seca. O processo é o seguinte - corte em cubos médios, dë uma boa lavada com água corrente, e coloque para cozinhar na panela de pressão. Na primeira fervura (nesta primeira fervura não precisa usar cozinhar utilizando a pressão da panela), troque a água e então deixe cozinhar na pressão por uns 45 minutos. Dë uma provada, se continuar com gosto forte de sal, troque a água e dê mais uma fervida. IMPORTANTE- não deixe a carne-seca fica com gosto de "lavada", ou seja, sem o sabor caracteristico dela. Se o processo de desalga for muito intenso, a carne fica com gosto de "lavada".

Depois de cozida a carne-seca, é só desfiar e reservar. Eu gosto de fazer esse processo na noite anterior do preparo final do prato.

Cozinhe a mandioca até desmanchar e faça um pirê. Para o pirê ficar cremoso pode colocar requeijão e até um pouco de leite. É legal também deixar um pouco dá água utilizada no cozimento.
Na dúvida de como fazer o pirê faça o seguinte- coloque a mandioca cozida em uma vazilha grande, e amasse com um garfo, acrescente o requeijão, o leite (só se precisar, se sentir que a massa está muito dura) e mexa bem.
Agora é hora de dar uma boa refogada na carne-seca. Em uma panela bem quente, dê uma dourada na cebola, no alho e outros temperos que quiser. Coloque a carne-seca desfiada e dê uma boa misturada, acrescente os tomates picados e deixe até que os mesmos se desmanchem. Se achar que está muito seco o refogado, coloque um pouco de água. Quando estiver pronto, coloque em uma travessa, coloque o pirê por cima até esconder (por isso chama escondidinho) toda carne-seca, polvilhe com queijo ralado e coloque no forno por uns 20 minutos - a parte do forno é dispensável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário