segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Manta do Entrecot

Um das coisas que mais gosto de fazer na cozinha é reproduzir pratos que comi em algum restaurante, na casa de algum amigo, ou reproduzir uma receita ou prato que alguém me contou.....

Isso vale também para a vida da gente, ou seja, aprender com os outros, observar, transformar, juntar conhecimentos para formar um novo conhecimento.

Essa receita tem tudo isso !!!!! Manta do Entrecot, esse nome eu invetei agora.

Sou fã desse corte de carne há muito tempo, mas nunca tinha reparado que esse corte, na verdade, é uma combinação de duas carnes. A peça do entrecot é redonda, e parte dela é enrrolada por uma manta de carne e por não saber o nome (nem sei se tem nome específico) decidi chamar de manta do entrecot.

Quem me deu essa dica foi o Wessel (isso mesmo, aquele do programa na BAND e autoridade em carnes). Tive o prazer de ir a um evento de TELECOM que tinha o Wessel como gourmet. Ele deu dicas sobre corte de carnes e churrasco. Em um dado momento falou sobre o entrecot e disse que na verdade esse corte era formado por duas carnes. Bastou dizer isso para aguçar minha curiosidade, e no final de semana seguinte comprei uma peça de entrecot e fui investigar.

Dá uma olhada nas fotos -

Da esquerda para direita de cima para baixo - as duas primeiras fotos apresentam a peça inteira do entrecot, parte de cima e de baixo. A terceira foto mostra o entrecot sendo separado. Para fazer essa separação voce utiliza as próprias mãos, não precisa de faca. Na foto dois, dá para ver a junção entre a manta e o miolo do entrecot. A foto quatro apresenta os dois cortes separados, aqui sim precisamos da faca para separar em definitivo. A quinta foto, apresenta a manta do entrecot limpa e pronta para ser grelhada em uma boa bistequeira, repare que dá para ver "as manchas de gordura" na peça, isso deixa um gosto incrível na carne, além da maciez. A última foto apresenta a peça sendo grelhada, utilizei como tempero sal e pimenta moida na hora.

O miolo do entrecot eu fiz utilizando uma grelha na churrasqueira. Qualquer dia desses vou postar essa receita também.


2 comentários:

  1. GOSTEI DA INFORMAÇÃO. legal

    ResponderExcluir
  2. Blog muito bom. Como li o post, venho esclarecer que o entrecort é também conhecido por Noix (Europa), filé de costela ou ponta do contra filé (Brasil). A capa do entrecot é o que encontramos com o nome de capa do contra filé. Continue com os posts, obrigado!

    ResponderExcluir