sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

LASAGNE DELLA MAMMA

Essa receita me remete de forma imediata à minha infância. Toda vez que minha mãe fazia essa receita eu ficava em volta. Primeiro para "raspar" a panela do molho e depois para ajudar a montar a lasanha...... A publicação deste post é uma homenagem a minha mãe.

Ao longo do tempo fiz algumas adaptações na receita, mas o sabor continua sendo o da autêntica Lasagne della Mamma.

Ingredientes:-

01 kg de carne moída de primeira qualidade
01 cebola grande cortado em cubos pequenos
04 dentes de alho "amassados"
08 tomates maduros picados em pedaços pequenos
01 lata de massa de tomate
02 cx de molho branco (para facilitar a vida eu compro molho pronto)
Sal/Pimenta
Azeite
Se tiver manjericão e manjerona em casa - excelente !!!!!!
01 cx (500 gramas) de massa para lasanha tipo ondulada
500 gramas de queijo mussarela fatiado
500 gramas de presunto fatiado

O segredo da boa lasanha é ser generoso no molho e no recheio. É melhor sobrar um pouco de molho, queijo e presunto para comer com pão mais tarde, do que faltar no meio da montagem da lasanha. Uma vez tive que deixar de montar uma camada da lasanha por que faltou molho. É triste !!!

Preparo:-

A dica é fazer a receita sem pressa e melhor ainda se puder fazer na noite do sábado para servir no almoço de domingo. Não sei por que mas esse prato tem a cara do domingo.

Molho:-

a) Refogue a cebola e o alho em um pouco de azeite, junte a carne moída e deixe dar uma boa fritada - 20 minutos. Tempere com sal, pimenta e dê uma mexida de vez em quando. (Dica: "destruir" com um garfo todas as pelotinhas que se forma na carne moída em quanto frita). Olhe a primeira foto abaixo para ter uma base dessa primeira etapa.

b) Acrescente os tomates (foto 2) e deixe cozinhar em fogo baixo, com a tampa da panela fechada até que os tomates se desmanchem. Se precisar coloque um pouco de água.

c) Coloque a massa de tomate (foto 3), misture bem e deixe cozinhar. Aqui é a hora de colocar outros temperos tipo Manjericão, Manjerona e Orégano. Se não tiver, sem problemas.

d) Coloque o molho branco (foto 4), misture bem e deixe cozinhar, mas não muito. Acerte o sal e a pimenta e o molho está pronto (foto 5). O molho branco "quebra" a acidez do molho bolonhesa.

Em quanto voce faz o molho, coloque no fogo uma panela grande - capacidade para uns 04 litros de água está bom - com um punhado de sal grosso, é nessa água que vamos cozinhar um pouco a massa, cinco minutos no máximo, ela precisa ficar bem consistente. IMPORTANTE:- os fabricantes desse tipo de massa (ondulada) colocam na embalagem que não precisa cozinhar a massa, pois o próprio molho cozinha. A minha experiência pede para cozinhar, a lasanha fica com outra textura. Se quiser arriscar, manda bala !!!!! Vale lembrar também que esse tipo de massa é danada para "colar" uma na outra no momento do cozimento, por isso, coloque uma massa por vez (foto 6) e vá mexendo com um garfo para as massas não "colarem".

Montagem:-

Molho pronto, queijo e presunto sobre a mesa, massa já escorrida, travessa posicionada (medida - 35cm de C x 23cm de L x 7cm de A), mãos a obra. Essa é a parte mais gostosa da receita. É nesse ponto que voce percebe a transformação de todos os ingredientes em uma comida maravilhosa.

A primeira camada é de molho, depois a massa, mais molho, presunto, massa, mais molho, queijo, mais massa, molho, presunto, mais massa, molho, queijo.... vai nessa sequência até terminar a massa. A última camada precisa terminar com queijo. Na última camada até vale fazer de presunto e queijo. Fotos 7, 8 e 9.

Uns 30/40 minutos antes de servir, leve ao forno em temperatura média. Quando o molho estiver borbulhando na travessa, é só servir (foto 10). Essa receita come muito bem 08 pessoas.

Sequência das fotos:

1 -> 2
3 -> 4 ..........





Um comentário:

  1. Nossa, acabei de voltar do almoço, mas essa receita me deu fome!!!! uahuahauhauahauahauaha...
    Adorei o Blog Eugenio, vou olhar sempre para preparar uns pratinhos para o Fabio!!! hehehehehehe...
    Abraço \o/

    ResponderExcluir