domingo, 23 de janeiro de 2011

O DIA QUE O PORCO QUEIMOU

De todos os posts que já publiquei neste blog, este sem dúvida, é o que trouxe mais aprendizado. É claro que fiquei extremamente chateado........ Afinal de contas, como poderia ter queimado o prato principal do almoço ?

Para entender o que aconteceu decidi aplicar o que aprendi nos ciclos da qualidade do PGQP e rodar o bom e velho PDCA para melhoria do processo.

Indagação - como em 02 horas, poderia ter queimado um porco inteiro de aproximadamente 18Kg, mantendo a temperatura do forno a lenha entre 150 e 200 graus. O manual do forno diz entre 04 e 05 horas para assar um leitão (provavelmente com osso) de 10kg, mantendo este mesmo intervalo de temperatura.

obs:- segundo relato de um amigo meu (com experiência em forno a lenha), com esse tempo e neste intervalo de temperatura, mal é possivel assar um peru de natal que é muito menor.

Investigação - o marcador de temperatura está correto ? Vamos checar !!!!

Coloquei uma chaleira de água para ferver e medi a temperatura no ponto de fervura. BINGO !!! O marcador de temperatura do forno apontou 75 graus, quando o correto é 100 graus. Isso quer dizer que o marcador a 150 graus, significava na realidade 200 graus dentro do forno. 200 graus no marcador, correspondia a 266 graus dentro do forno.

É por isso que em outras oportunidades que usei o forno achei o mesmo sempre muito "rápido" para assar.

É claro também que o erro não está concentrado somente no marcador de temperatura, pois temos a inspeção visual durante o processo. Como não vi que o porco estava queimando ?

Deixei o porco queimar por que estava lotado de confiança. Acontece direto no futebol e chamamos de "salto alto". Eu já tinha feito tudo que era mais difícil do "projeto". Já tinha vencido a desossa, o prepararo...... que o assar ficou para mim como apenas um detalhe. Errei bonito, paguei o preço e aprendi legal !!!!

Além do aprendizado, das sobremesas que trouxeram, das risadas e da conversa jogada fora com os amigos, ficou ainda o papo que tive com a minha filha.

- Pai, voce faz tudo isso (cozinhar) para unir os amigos ?
- Sim filha. A "cozinha" tem o poder de unir as pessoas.
- É verdade pai. E o bom de tudo isso é que pessoas diferentes se conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário